Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Pesquisadores descobrem vírus responsável por esquema de espionagem global

    Publicado por Addp Brasil
    há 4 anos


    Pesquisadores da Kaspersky e da Symantec anunciaram ter descoberto um tipo de malware tão avançado que há forte possibilidade de que ele tenha sido desenvolvido para alguma organização governamental. Eles o batizaram fazendo referências à saga O Senhor dos Anéis, de J. R. R. Tolkien, com nomes como “Strider” (apelido do personagem Aragorn) e “ProjectSauron”, mas também chamaram-no de “Remsec”.

    O vírus está circulando desde 2011 e infectou ao menos 36 computadores em sete organizações pelo mundo, incluindo indivíduos russos, uma companhia aérea chinesa, uma organização sueca e uma embaixada na Bélgica. Pesquisadores científicos, instalações militares, companhias de telecomunicações e financeiras também foram alvos.

    Segundo explica o Engadget, embora exista há pelo menos cinco anos, o ProjectSauron só foi descoberto agora por acaso, quando a Kaspersky foi chamada por uma organização governamental não identificada para analisar por que sua rede estava se comportando de forma estranha. O vírus conseguiu se esconder por tanto tempo porque ele foi desenvolvido para não usar padrões de segurança usados normalmente por especialistas em segurança.

    A sofisticação do malware é tão alta que ele consegue se infiltrar até entre redes que ligam computadores isolados de conexões externas. Uma vez dentro, o ProjectSauron consegue interceptar senhas, chaves de criptografia, endereços de IP, arquivos de configuração, entre outras coisas. Tudo isso é armazenado em um USB que engana o Windows para ser reconhecido como dispositivo reconhecido.

    Embora nenhuma das empresas de segurança tenha arriscado palpitar sobre quem criou o vírus, ambas ressaltaram que sua arquitetura e operação custam milhões de dólares, o que sugere envolvimento governamental. Elas também encontraram traços de outros malwares criados para organismos públicos, incluindo o Stuxnet, que teria sido feito a pedido de Estados Unidos e Israel, em 2000, para infectar computadores do programa nuclear iraniano.

    Por: Leonardo Pereira

    Fonte: Olhar Digital

    • Sobre o autorADDP BRASIL
    • Publicações56
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações109
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/pesquisadores-descobrem-virus-responsavel-por-esquema-de-espionagem-global/885879015

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)