Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
19 de Abril de 2024
    Adicione tópicos

    Aparelho de escuta é encontrado no gabinete de Ministro do STF

    Publicado por Addp Brasil
    há 4 anos


    BRASÍLIA — A Secretaria de Segurança do Supremo Tribunal Federal (STF) descobriu um aparelho próprio para realizar escuta ambiental dentro do gabinete do ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF). O equipamento foi descoberto há cerca de duas semanas, durante uma varredura de rotina feita nos gabinetes dos ministros. O material estava desativado e foi encontrado dentro de uma pequena caixa, debaixo da mesa do ministro. Não se sabe há quanto tempo o aparelho estava no local.

    O equipamento está em posse da Secretaria de Segurança do tribunal, que se recusa a prestar qualquer informação adicional sobre o caso. O gabinete do ministro informou que o caso está sendo apurado. Entretanto, a assessoria de imprensa do STF declarou que não será investigada a origem do equipamento ou quando ele foi colocado no local. Por questões de segurança, o tribunal não informa qual é a periodicidade das varreduras nos gabinetes dos ministros.

    Barroso integra o STF desde junho de 2013. Antes dele, quem ocupava o gabinete era o ministro Joaquim Barbosa, hoje aposentado. Como as varreduras são realizadas com frequência, é pouco provável que o equipamento estivesse no local antes da aposentadoria de Barbosa. Embora tenha ficado surpreso com a escuta, Barroso encarou o episódio de forma leve.

    — Se alguém ouviu, ficou sabendo que aqui no nosso gabinete a gente trabalha muito e com bom humor — disse o ministro.

    Barroso foi o relator do acórdão da decisão tomada pelo STF em dezembro do ano passado que definiu o rito do processo de impeachment contra a presidente Dilma Rousseff. O ministro também é relator das execuções penais dos condenados no processo do mensalão. Em março, o ministro esteve nos holofotes por ter criticado o PMDB, pouco antes de Dilma ser afastada do cargo.

    Sem saber que estava sendo filmado na ocasião, Barroso lamentou a falta de alternativa para comandar o país— e citou como exemplo foto publicada pelos jornais em que caciques do PMDB anunciavam a debandada do governo Dilma. A declaração foi dada a alunos da Fundação Lemann, que foram recebidos em audiência por Barroso no tribunal.

    — Quando, anteontem, o jornal exibia que o PMDB desembarcou do governo e mostrava as pessoas que erguiam as mãos, eu olhei e: Meu Deus do céu! Essa é a nossa alternativa de poder. Eu não vou fulanizar, mas quem viu a foto sabe do que estou falando— declarou Barroso na época.

    A foto à qual o ministro se referia estampava figuras notórias do partido — em especial, o presidente afastado da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha (RJ), o senador Romero Jucá (RR) e o ex-ministro da Aviação Eliseu Padilha. Os dois últimos viraram ministros do presidente interino Michel Temer na semana passada.

    — O problema da política neste momento, eu diria, é a falta de alternativa. Não tem para onde correr. Isso é um desastre. Porque, numa sociedade democrática, a política é um gênero de primeira necessidade. A política morreu. Talvez eu tenha exagerado, mas ela está gravemente enferma. É preciso mudar — disse o ministro na ocasião.

    Fonte: OGlobo

    http://oglobo.globo.com/brasil/aparelho-de-escuta-encontrado-no-gabinete-de-barroso-do-stf-19322288

    Comments

    • Sobre o autorADDP BRASIL
    • Publicações56
    • Seguidores12
    Detalhes da publicação
    • Tipo do documentoNotícia
    • Visualizações239
    De onde vêm as informações do Jusbrasil?
    Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
    Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/aparelho-de-escuta-e-encontrado-no-gabinete-de-ministro-do-stf/892194654

    0 Comentários

    Faça um comentário construtivo para esse documento.

    Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)